Imagem de capa da página

PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

Introdução

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade Viva Vitória – FAVIVA é o resultado do Planejamento Estratégico, fornecendo orientação para as decisões e principais ações a serem realizadas ao longo dos próximos cinco anos (2021 – 2025). Ele retrata a identidade da instituição, sua filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas e estrutura organizacional. O PDI também abrange as atividades acadêmicas atuais e futuras, detalhando a metodologia para alcançar os objetivos, metas e ações institucionais, com um cronograma de execução coerente e articulado. Além disso, o PDI está intimamente relacionado com as práticas e resultados da avaliação institucional, servindo como base para definir o caminho a ser seguido pela instituição.

Contexto Institucional

A FAVIVA busca desenvolver uma educação alinhada às demandas do mundo do trabalho e da sociedade, formando profissionais comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Sua missão é promover educação superior de excelência, focando no desenvolvimento humano. A instituição visa se tornar referência em educação superior, destacando-se pela ética, competência, empreendedorismo e liderança. Valoriza o acolhimento, inovação e empreendedorismo. Busca atender às necessidades dos alunos, promover inclusão, atender às demandas da sociedade e se adaptar às mudanças. Promove a capacidade de inovação, resolução de problemas e busca de oportunidades, formando profissionais diferenciados e estimulando o crescimento profissional da comunidade acadêmica. Valores éticos, transparência e responsabilidade social guiam suas ações.

Objetivos

A FAVIVA tem como finalidades estimular soluções locais, formar profissionais aptos, promover conhecimentos, integrar a comunidade e buscar a melhoria da qualidade de vida. Seus objetivos estratégicos incluem assegurar competências adequadas, infraestrutura, eficácia na gestão, satisfação, consolidar pesquisa e extensão, excelência e inovação no ensino, desenvolver empreendedorismo, diversificar a oferta, fortalecer parcerias, formar profissionais alinhados ao mercado, maximizar resultados e ampliar receitas.

Metas e Indicadores de Desempenho:

– Titulação do Corpo Docente:
Meta: 90% do corpo docente com mestrado e doutorado, sendo 20% com doutorado.
– Regime de Trabalho Docente:
Meta: 50% do corpo docente em regime parcial.
– Desempenho Docente:
Meta: 90% de índices satisfatórios nas avaliações realizadas pela CPA.
– Desempenho do Empregado Administrativo:
Meta: 90% de índices satisfatórios nas avaliações realizadas pela CPA.
– Índice de Satisfação com Infraestrutura:
Meta: 85% de índices de satisfação na pesquisa sobre infraestrutura.
– Índice de Satisfação com Serviços de Internet e Wifi:
Meta: 85% de índices de satisfação na pesquisa sobre serviços de internet e wifi.
– Conceito de Recredenciamento:
Elevar o conceito atual para 4.
– Conceito Renovação de Reconhecimento – Direito:
Elevar o conceito atual para 4.
– Número de Pessoas Impactadas por Projetos de Extensão:
Meta: 100 pessoas (direta e indiretamente) por ano.
– Índice de Conceito ENADE:
Meta: 100% dos alunos habilitados realizando a avaliação.
– Coeficiente de Permanência dentro do Semestre:
Meta: 95% de permanência dos alunos dentro do semestre.
– Coeficiente de Evasão (entre semestres):
Meta: 90% de permanência dos alunos não formandos do semestre anterior.
– Número de Eventos em Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade:
Meta: 2 eventos por ano.
– Implantar Cursos de Pós-Graduação:
Meta: 3 cursos de pós-graduação para cada curso de graduação.
– Extinguir Cursos de Graduação Sem Oferta:
Meta: Eliminar todos os cursos de graduação sem oferta. Ofertar Disciplinas Isoladas para a Comunidade: Meta: 10 matrículas por semestre.
– Índice de Captação:
Meta: Preencher 100% das vagas ofertadas.
– Índice de Satisfação com a Comunicação Interna:
Meta: 85% de índices “Muito Bom” e “Bom” na avaliação.
– Nível de Ocupação dos Egressos:
Meta: 90% de egressos ocupados em empregos ou negócios próprios.
– Nível de Aprovação na Prova OAB:
Meta: 60% de aprovação dos egressos na primeira tentativa da prova OAB.
– Índice de Inadimplência Mensal (%):
Meta: Máximo de 10% de inadimplência mensal.
– Índice de Inadimplência Semestral (%):
– Meta: Máximo de 3% de inadimplência ao final do semestre.
Receitas de Outras Fontes:
– Meta: No mínimo 12% da receita total proveniente de outras fontes, excluindo mensalidades de graduação presencial.

Recursos e Cronograma:

Para o planejamento e avaliação institucional, o ano de avaliação é 2021, abrangendo a dimensão 8, que se refere ao planejamento e avaliação. No eixo de desenvolvimento institucional, o ano de avaliação também é 2021, contemplando a dimensão 1, relacionada à missão e ao plano de desenvolvimento institucional, e a dimensão 3, que trata da responsabilidade social da instituição. No eixo das políticas acadêmicas, a avaliação ocorrerá no ano de 2022. A dimensão 2 aborda as políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto a dimensão 4 envolve a comunicação com a sociedade. Além disso, a dimensão 9 está voltada para a política de atendimento aos discentes. As políticas de gestão serão avaliadas no ano de 2023, no eixo 4. A dimensão 5 engloba as políticas de pessoal, a dimensão 6 trata da organização e gestão da instituição, e a dimensão 10 está relacionada à sustentabilidade financeira. No eixo da infraestrutura física, a avaliação ocorrerá no ano de 2022, abrangendo a dimensão 7, que trata da infraestrutura física da instituição. Em termos de cronograma, no ano de 2021 serão avaliados o planejamento e a avaliação institucional, assim como o desenvolvimento institucional. Em 2022, a avaliação abrangerá as políticas acadêmicas e a infraestrutura física. Por fim, em 2023, serão avaliadas as políticas de gestão. Essas avaliações e dimensões são parte dos esforços da instituição para promover melhorias, garantir a qualidade dos serviços oferecidos e alcançar seus objetivos estratégicos.

DOWNLOAD:

Contato

Mesmo fora do período oficial de realização da avaliação institucional, a comunidade acadêmica poderá enviar para a CPA suas dúvidas, sugestões e reclamações, por meio do fale conosco.

Últimas do blog

Imagem de capa da notícia
Notícias

Alunos participam de visita monitorada a ALES

Além de conhecerem o funcionamento da ALES, os aluno puderam participar de palestras e tiveram uma audiência com o presidente da casa.

Imagem de capa da notícia
Notícias

Primeiro Arraiá da Faviva contou com comidas típicas e muita animação

Alunos aproveitaram o clima festivo junino durante o evento, que foi realizado na área de convivência da instituição.

Imagem de capa da notícia
Notícias

Alunos da Faviva realizam visita técnica ao Palácio Anchieta

Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a história, cultura e curiosidades sobre o estado.

Imagem de capa da notícia
Notícias

Biblioteca da Faviva agora conta com área reservada para estudos

Com iluminação adequada e ambiente climatizado, o espaço visa garantir uma experiência de concentração e imersão.

Imagem de capa da notícia
Notícias

Faviva promoverá aos seus alunos visita técnica ao Palácio Anchieta

Visita à sede do Governo Estadual tem por objetivo promover a cultura e a história do nosso estado aos alunos da instituição.

Imagem de capa da notícia
Notícias

Curso de Pós-Graduação em Biomecânica e Psicofisiologia do Combate

Curso certificado pelo MEC tem duração de 18 meses com desconto especial para agentes de segurança.

Mais artigos do blog